“Minutos podem salvar vidas” – 29/10 – Dia Mundial do AVC – Acidente Vascular Cerebral

Quando se trata de AVC, cada minuto é importante. Minutos podem salvar memórias, minutos podem salvar a fala, minutos podem salvar a mobilidade, minutos podem salvar a vida! Confira informações da Biblioteca Virtual do Miistério da Saúde.

Com o risco global de Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame) ao longo da vida de 1 em 4, está claro que a ampla conscientização do público sobre os sintomas é fundamental para o esforço de salvar 5,5 milhões de vidas e melhorar os resultados para os 9 milhões de pessoas que sobrevivem ao derrame a cada ano. É a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo.

É o momento oportuno para aumentar a percepção da gravidade e dos altos índices de ocorrência da doença, divulgar as formas de prevenção e de redução dos casos, conscientizar o público sobre os sinais e fatores de risco, bem como incentivar a tomada de decisão dos gestores de saúde, em nível global, regional e nacional, para que adotem medidas que melhorem a prevenção, o acesso ao tratamento na fase aguda e o suporte para os sobreviventes de AVC e para seus cuidadores.

Sinais de Alerta:

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano rompe.

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.

Saiba reconhecer os sinais rapidamente:

– peça para a pessoa sorrir e observe se a boca está torta;

– peça para a pessoa elevar os braços e verifique se um deles está fraco;

– diga uma frase ou cante uma música e observe se há dificuldade de falar;

– ao observar esses sinais, chame a emergência.

O tratamento do AVC é feito nas unidades de saúde de urgência, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico.

A melhor forma de tratamento, atendimento e reabilitação devem ser prescritos por médico e especialista, conforme cada caso.

Prevenção:

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC e de outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, como a adequação dos hábitos de vida diária, são primordiais para sua prevenção:

– Não fumar;

– Não consumir álcool;

– Não fazer uso de drogas ilícitas;

– Manter alimentação saudável;

– Manter o peso ideal;

– Beber bastante água;

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Manter a pressão e a glicose sob controle.

Fontes:

Associação Ação AVC

Governo do Estado do Ceará

Ministério da Saúde

World Stroke Organization

25 de outubro de 2023

Santa Casa de Araras

Forte, Avançada, Humana

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn