O Centro Oncológico e de Diagnóstico Por Imagem da Santa Casa, cujo projeto foi apresentado na semana passada pela Prefeitura de Araras, parceira na iniciativa, significará um salto de qualidade para a saúde de Araras e região, segundo avaliação do gestor voluntário do hospital, o empresário Hildebrando Xavier de Sousa.

“Esse Centro vai beneficiar significativamente não só a população de Araras, mas também da região, tendo em vista que somos um hospital-referência SUS (Sistema Único de Saúde) para a própria cidade, e também para Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Conchal, e poderemos também atender pacientes de outros municípios”, comenta Xavier que, junto com o provedor Eduardo de Moraes e em colaboração com os integrantes da Irmandade de Misericórdia já firmou acordo estratégico para a construção e operação do Centro.

Localização privilegiada

Perspectiva do Centro Oncológico, que ficará a poucos metros do hospital – Crédito: Divulgação

O Centro Oncológico e de Diagnóstico Por Imagem será construído por um parceiro privado da Santa Casa em uma área de localização privilegiada, que vem sendo viabilizada pela Prefeitura de Araras.

O terreno, na verdade uma unificação de vários imóveis que a Prefeitura está desapropriando para doar à Santa Casa, fica na rua Coronel Justiniano, a poucos metros do hospital.

No total, a obra terá 2826 m2 de área construída, com dois pavimentos. No térreo, com 1526 m2, o projeto prevê a instalação da recepção, com espaço para 75 assentos, o “bunker”, área especial para abrigar um acelerador linear para realização de sessões de radioterapia, dependências para tomografia, ressonância magnética, ultrassom, Espaço Mulher, com mamotomia e mamografia, Espaço Homem, com colonoscopia e ainda, área específica para exames de endoscopia.

No primeiro pavimento, com 1300 m2, haverá outra recepção com 55 assentos, 16 consultórios multidisciplinares, 26 assentos de quimio-infusão e ainda 6 espaços individuais privativos.

“O projeto é de um equipamento muito completo, muito avançado, com uma estrutura realmente planejada para prestar um serviço de altíssima qualidade aos pacientes. E que será gerido também de uma forma muito eficiente, moderna e voltada para a eficiência e a qualidade de vida da população”, descreve Xavier. “Nosso parceiro que vai construir e operar o Centro é uma empresa altamente especializada e respeitada no país. Oportunamente faremos uma apresentação mais detalhada sobre eles”, complementa.

Terreno na Avenida Milton Severino voltará ao patrimônio da Prefeitura

Xavier enfatiza que a parceria com a Prefeitura de Araras para viabilizar esse Centro bem ao lado da Santa Casa envolveu entendimentos e negociações para que a antiga área antes destinada a um projeto parecido, e que já tinha sido doada ao hospital, retorne ao patrimônio do município.

“A Santa Casa vai receber em doação essa nova área no Centro. Estamos só aguardando a Prefeitura concluir os acordos e indenizações aos proprietários, na forma da lei. Então, quando esse processo estiver concluído, nós faremos a devolução daquela área anterior para a Prefeitura. O novo terreno será formalmente integrado ao patrimônio da Santa Casa e, aí sim, poderemos liberar nosso parceiro para começar imediatamente a construção”, explica. “Acredito que temos uma boa chance de contar com esse Centro no final de 2023”, prevê.

Centro Oncológico terá Acelerador linear

Xavier comenta também que estão em andamento articulações para garantir a aquisição de um acelerador linear para o novo Centro. “Tínhamos um convênio com o Ministério da Saúde com essa finalidade, mas por conta das mudanças no projeto e dessa nova realidade de fazermos um centro ainda mais completo, estamos articulando um novo convênio. A Prefeitura também já assumiu conosco o compromisso de ajudar, de forma que com apoio do município, de parlamentares federais que sempre nos apoiam e também do Ministério da Saúde, teremos o acelerador linear garantido para o momento certo de instalá-lo”, diz o gestor voluntário.

7 de abril de 2022

Assessoria da Santa Casa de Araras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *