Santa Casa suspende visitação e presença de acompanhantes, devido à alta nos casos de COVID19

Apenas internações pediátricas e de gestantes poderão ter um acompanhante, desde que apresente comprovante de vacinação completa e teste negativo para COVID19 feito há menos de 48 horas antes do ingresso no hospital

A Santa Casa de Araras suspendeu nesta quarta-feira (5) a visitação e a presença de acompanhantes a pacientes internados, devido à alta da circulação do novo Coronavirus e da positivação de casos de COVID19. 

Enquanto vigorar a medida restritiva, apenas internações pediátricas e de gestantes poderão ter a presença de um acompanhante, desde que este apresente comprovante de vacinação completa contra a COVID19 e um teste negativo feito há menos de 48 horas do momento do ingresso no hospital.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, dr. Helder Camargo Preto, a decisão foi motivada por questões de segurança sanitária. “O vírus da COVID19 voltou a circular muito, a transmissão está intensa. E nós tivemos só ontem (terça) dois casos de acompanhantes de pacientes internados por outras patologias, que testaram positivo para COVID19, e estavam assintomáticos ou com sintomas extremamente leves. Isso põe em risco a saúde do paciente internado e dos profissionais que o atendem”, explica o médico.

Lotação máxima

Ainda conforme dr. Helder, os 189 leitos da Santa Casa de Araras encontram-se ocupados atualmente, por pacientes internados por diferentes causas. “Os leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) COVID estão todos ocupados, bem como os demais leitos de outras alas dedicadas a outras síndromes respiratórias e demais doenças”, detalha ele. 

Dr. Helder diz que o momento é crítico, mesmo que ainda não estejam sendo verificados casos de intubação por COVID19. “Hoje, precisamente hoje, não temos ninguém intubado por COVID. Notamos, em princípio, que não estamos tendo pacientes chegando a um estado tão crítico quanto nas outras ondas de aumento de casos. Mas isso não significa menos perigo, pois, com a alta circulação do vírus, muitos são contaminados ao mesmo tempo, e acaba que os mais debilitados, ou eventualmente não imunizados completamente possam ficar em estado grave”.

De acordo com os boletins regulares divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Araras sobre a evolução da COVID19 no município, somente do dia 28 de dezembro até ontem, dia 4 de janeiro, foram registrados 185 casos positivos da doença.

5 de janeiro de 2022

Santa Casa de Araras 

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn