“Sala Rosa” é inaugurada com homenagem no Pronto Socorro da Santa Casa de Araras

Nesta quarta-feira (5) com grande emoção entre os funcionários, foi inaugurada a “Sala Rosa” da Santa Casa de Araras. Utilizada pela equipe de profissionais do Pronto Socorro na comunicação aos acompanhantes de informações relativas ao paciente (prognósticos, notícias de óbito etc.), em parceria com a Zdecor – Shopping e Móveis, a sala recebeu móveis, decoração e pintura das paredes em tom de rosa, ações cujo objetivo é garantir uma experiência mais humana na hora de comunicar más notícias.

A inauguração contou com a presença do provedor da Santa Casa Sr. Eduardo de Moraes, o administrador hospitalar Sr. Régis Roberto Olivério, Drª. Tamyres Fanny Butikofer Garofalo Pinheiro – coordenadora do Pronto Socorro, Dr. Agnaldo Piscopo – médico cardiologista e a designer Fabiana Zanchetta (Zdecor). Também participaram da ação alguns dos funcionários que conheciam Aline e os familiares da homenageada, estando presentes a Srª Pervites Chrispe (avó de Aline Rosa), Rose Chrispe (mãe de Aline), Camila Ferraz (irmã) e Gilson Milares (marido de Aline).  

Homenagem a quem doou vida

O nome “Sala Rosa” homenageia Aline Rosa que atuou como Auxiliar Administrativo no Centro de Terapia Intensiva – CTI da Instituição, sendo admitida no ano 2.000. Conhecida e admirada pelos companheiros de equipe durante os muitos anos em que trabalhou na Instituição, Aline passou a exercer função de Auxiliar de Faturamento após conclusão de seu curso de Controladoria e Finanças. Aline deixou uma marca profunda de carinho nos corações daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e muito orgulho daqueles que puderam trabalhar ao seu lado.

Em dezembro de 2.020, foi admitida no Pronto Socorro em estado grave, sendo confirmada sua morte cerebral já no dia seguinte. A família optou então pela doação dos órgãos de Aline, o que salvou mais de dez pessoas com honroso gesto, devolvendo esperança à muitas famílias.

Atenção e cuidado com os familiares

Dr. Agnaldo Piscopo trabalhou com Aline e idealizou a homenagem. Ele falou a todos da importância do Protocolo Spikes, sistema com seis etapas específicas, com o objetivo de oferecer um ambiente acolhedor e respeitoso aos acompanhantes no momento da comunicação de más notícias.

“Esse é um local para a família ter total atenção, sem interrupções, porque esse é o momento que ficará marcado na vida da família. O protocolo existente protege a família e sempre tivemos essa preocupação. Temos sempre um médico e uma enfermeira juntos para que o familiar possa fazer perguntas e esclarecer dúvidas. A família tem que ter seu momento respeitado e total privacidade, então fizemos questão de transformar essa sala e homenagear a Aline, para que essa sala não seja só uma sala de más notícias, mas um local reservado e preparado para conversar com familiares e que nos lembre uma pessoa que foi muito querida e também um gesto que ajudou muitas famílias”, finaliza.

A família foi convidada a conhecer a Sala Rosa e descerrar a placa de homenagem. Em um momento de muita emoção, saudade e gratidão pela imensa generosidade, o provedor Sr. Eduardo de Moraes, agradeceu aos familiares de Aline. “A ideia de homenagear a Aline foi muito bem recebida por toda a diretoria. Em um momento atormentado em que estamos vivendo, com muitas perdas e com toda a correria, a família teve essa sensibilidade de transformar vidas nesse momento, assim é o que a Aline vai representar para a nossa equipe. Muito obrigada por vocês terem essa atitude, e que seja um exemplo para outras famílias, para que também transformem vidas”, diz.

A Santa Casa agradece a ZDecor pela parceria, a todos os profissionais envolvidos no caso e aos familiares e amigos de Aline Rosa.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Araras
Jornalista Responsável: Camila Heloíse F. Lima – Mtb: 58.129/SP

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn