A importância da alimentação na prevenção de doenças

Profissionais do Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Araras explicam a importância de uma boa alimentação e como ela pode ajudar a prevenir algumas doenças

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, aproveitamos para falar sobre como a alimentação pode ajudar a prevenir algumas doenças. Na Santa Casa de Araras, o Serviço de Nutrição e Dietética – SND é responsável pela preparação da nutrição hospitalar dos pacientes. O serviço é feito atendendo às necessidades médicas de cada paciente, e, além disso, também são preparadas as refeições dos funcionários da Instituição.

A Nutricionista Letícia Sasso, Gestora de Nutrição do SND, explica que, de modo geral, “para que um indivíduo tenha uma boa nutrição, primeiro devemos levar em consideração as suas questões sociais, culturais, e econômicas. Uma boa alimentação vem com boas escolhas alimentares, para que ocorra interação e absorção eficaz de nutrientes em nosso organismo. É importante variar e selecionar diversos alimentos como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes, por exemplo”, explica.

Bárbara de Almeida (Nutricionista Clínica) e Letícia Sasso (Nutricionista e Gestora de Nutrição), profissionais do SND – Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Araras. Foto: Divulgação/Ass. de Comunicação

A Nutricionista Clínica, Bárbara de Almeida, conta que é possível prevenir algumas doenças com bons hábitos alimentares, já que com más escolhas alimentares poderão surgir doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Lembramos que vários fatores são importantes e devem ser levados em consideração conforme mencionado pela nutricionista, aqui estamos abordando o papel fundamental da alimentação.

Entre os alimentos que podem prejudicar a nossa saúde, estão os ultraprocessados (biscoitos, sorvetes, balas, temperos ‘instantâneos’, refrescos, refrigerantes, empanados, salsichas, entre outros). Conforme explica a Nutricionista Clínica, estes alimentos geralmente possuem excesso de calorias, conservantes, corantes artificiais e gordura trans.

Sobre estes, Bárbara reforça que “uma alimentação balanceada precisa ter equilíbrio entre carboidratos, proteínas e lipídeos, basicamente. A escolha errada e persistente de alimentos ultraprocessados gera desequilibrio nutricional ao individuo. Alimentos ultraprocessados possuem gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, emulsificantes e outros aditivos e o consumo a longo prazo, trará riscos á saúde”, explica.

26 de abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Conforme o Ministério da Saúde explica, “a hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura”.

Apesar de os sintomas incluírem falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente, tontura entre outros, a hipertensão é tida como uma doença silenciosa e por isso é tão importante que se realize a medida regular da pressão arterial e, em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Como abordado aqui pelas profissionais do SND da Santa Casa de Araras, manter bons hábitos alimentares é parte imprescindível para o controle dessa e de outras doenças, além dos demais tratamentos indicados pelo seu médico.   

Por Assessoria de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Araras
Jornalista Responsável: Camila Heloíse F. Lima – Mtb: 58.129/SP

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn