Conheça o SND: Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Araras

Na Santa Casa de Araras, o Serviço de Nutrição e Dietética – SND trabalha com 52 funcionários que se dividem entre nutricionista, técnica em nutrição, cozinheiras, auxiliares administrativo, de limpeza e de cozinha, copeira e lactarista (responsável por preparar a alimentação de crianças e de dieta por sonda enteral).

O setor é responsável por definir, planejar, preparar e supervisionar a nutrição hospitalar dos pacientes de forma individualizada conforme diagnóstico clínico. Com o objetivo de garantir que cada paciente receba os nutrientes necessários para uma melhor recuperação, os profissionais do SND atuam com máxima cautela, proporcionando a alimentação adequada seja por meio de sonda ou não, dando o devido suporte ao tratamento indicado ao paciente.

São preparadas em média, mais de 500 refeições/dia que atendem pacientes, funcionários e acompanhantes e o monitoramento de todo o processo realizado no SND que garante a qualidade e orienta corretamente a equipe quanto ao recebimento, higienização, preparo, distribuição e armazenamento dos alimentos é realizado por profissionais qualificados.

Duas equipes se dividem em escalas para o preparo do café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. A quantidade e os horários das refeições da coletividade enferma são definidas de acordo com a necessidade individual dos pacientes, e, em relação a coletividade saudável (acompanhantes) são definidas conforme legislação e/ou regimento interno (funcionários).

O trabalho realizado na cozinha hospitalar exerce particular importância na promoção da manutenção e recuperação da saúde do paciente atendendo normas e regulamentos propostos pela Administração Hospitalar.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Araras
Jornalista Responsável: Camila Heloíse F. Lima – Mtb: 58.129/SP

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn