ATENDIMENTOS

A Santa Casa possui os seguintes setores:

ESPECIALIDADES

Também se destaca pelos seus atendimentos de alta complexidade, e possui uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados e renomados que atendem as seguintes especialidades:

A Santa Casa ainda atua na doação de órgãos e tecidos, banco de tecido ocular, tratamento de AIDS e tomografia computadorizada.

EXAMES

PROGRAMAS

Núcleo Interno de Humanização

O Núcleo Interno de Humanização, tem se qualificado cada vez mais para alcançar à melhoria da qualidade de atendimento ao usuário e das condições de trabalho para os profissionais, englobando os serviços de: ouvidoria, pesquisa de satisfação ao usuário, visita ampliada e direito a acompanhante, ambiência, dentre outros.

Projeto Santas Casas Sustentáveis

Constantemente são adotadas estratégias para atender os requisitos do programa de aporte financeiro criado pelo Governo do Estado, o Projeto Santas Casas Sustentáveis, o qual tem como objetivo principal contribuir financeiramente para o desenvolvimento de um parque hospitalar de referência, capaz de prestar serviços de saúde de qualidade e resolutivos, de média e de alta complexidade, que atendam às necessidades e demandas da população, em especial aquelas encaminhadas pelo setor de regulação do acesso e integrar as redes de atenção à saúde no estado.

Alta Responsável

Um dos principais indicadores dentro do Programa Santas Casas Sustentáveis, é a Equipe de Alta Responsável a qual foi criada como parte do Plano Institucional de Humanização, e é composta por uma equipe multidisciplinar institucional e por representantes da Atenção Básica e do Programa Melhor em Casa do município de Araras, bem como por representante da FHO. O objetivo é atender vários perfis de pacientes, como portadores de patologias crônicas, pacientes acamados, em cuidados paliativos, portadores de ostomias, dentre outros. Para manter-se no programa, torna-se imprescíndivel atender os indicadores de qualificação da gestão (metas qualitativas e quantitativas), os quais demonstram o desempenho de cada instituição na qualidade dos serviços prestados.

Parto Humanizado

(em construção)

Atendimento Pedagógico

(em construção)

Classificação de Risco

(em construção)

Proteção ao Meio Ambiente

A Santa Casa de Araras possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS.

Resíduos de Processamento de Radiologia: o material é comercializado com a empresa D.P.C. Indústria e Comércio – ME, empresa autorizada pela Silver Filme Com. Recuperadora de Metais Ltda., devidamente licenciada pelo órgão ambiental para reciclar a prata e outros componentes gerados pelos respectivos resíduos. O recolhimento desse resíduo não ocorre mensalmente devido a pouca utilização das máquinas processadoras (revelação dos filmes) que foram substituídas pela máquina CR (revelação do filme digital).

Resíduos de pilhas e baterias: a instituição enviou a um ponto de coleta na cidade de Araras, no Supermercado Delta. O próprio estabelecimento faz a destinação correta desse resíduo.

Resíduos de lâmpadas a base de vapor de mercúrio: foi contratada a empresa ECO1000 – Soluções em Resíduos de Rio Claro para a realização do descarte.

Resíduos infectantes – grupo A e os Resíduos perfuro cortante – grupo E: são coletados pela Empresa Stericycle , sendo autoclavados e triturados e dispostos em aterro controlado.

Resíduos químicos – grupo B: são coletados pela Empresa Stericycle, sendo tratados e dispostos de acordo com suas características conforme identificação da instituição.

Resíduos comuns – grupo D: são coletados pelo Município de Araras.

Reciclagem de papel: os papéis são acondicionados em Big Bags e comercializados com empresa Super Depósito de Sucatas, situada em Araras.

Reciclagem de papelões: os papelões são retirados pela Cooperativa de reciclagem Araras Limpa, a coleta é realizada semanalmente.