Santa Casa de Araras recebe placas da TABELA SUS PAULISTA – Integrantes da cúpula da DRS X – Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba estiveram na segunda-feira, 26 de janeiro de 2025, na Santa Casa de Araras para a entrega oficial das placas institucionais que identificam o hospital como integrante da TABELA SUS PAULISTA. Representando a diretoria regional, participaram da visita o diretor técnico de saúde III Moisés Taglietta e a diretora técnica de saúde II Érica Aparecida Setten Pedronetti.
Eles foram recebidos pelo provedor da Santa Casa, Dr. Eduardo de Moraes, pelo administrador Régis Olivério, pelo diretor-tesoureiro Sérgio Sebastião Martini e pelo secretário municipal de Saúde, Romildo Borelli (Baiano da Farmácia).
As placas serão fixadas em locais estratégicos do hospital, para que fique bem visível a marca da presença da TABELA SUS PAULISTA no dia a dia da Santa Casa.
Mais do que um gesto simbólico, a entrega das placas reforça a presença concreta de recursos do Governo do Estado de São Paulo em uma instituição filantrópica histórica, com 117 anos de atuação, que enfrenta, como tantas outras, sérias dificuldades financeiras.
De forma simples, a TABELA SUS PAULISTA é um complemento estadual aos valores pagos pelo SUS federal. Ela surgiu em 2024, para corrigir, ainda que parcialmente, a defasagem histórica da tabela nacional, que há anos não acompanha os custos reais dos procedimentos hospitalares.
Na prática, significa mais recursos para hospitais filantrópicos credenciados, garantindo fôlego financeiro, continuidade dos atendimentos e melhoria na assistência prestada à população.
Para o provedor da Santa Casa de Araras, Dr. Eduardo de Moraes, a iniciativa chega em um momento decisivo. “É preciso reconhecer a sensibilidade do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de saúde, Dr. Eleuses Paiva, para com as instituições filantrópicas. A TABELA SUS PAULISTA veio realmente em boa hora, ajudando de forma concreta a enfrentar dificuldades que se acumulam há muitos anos”, afirmou.
O administrador da Santa Casa, Régis Olivério, destaca os efeitos práticos desses recursos no dia a dia do hospital. “Os valores da TABELA SUS PAULISTA ajudam muito a enfrentar e reduzir demandas reprimidas de cirurgias, têm sido fundamentais para atrair profissionais médicos para o serviço e trouxeram uma nova visão e uma nova realidade para o atendimento dos pacientes SUS”, pontuou.
A importância da Santa Casa de Araras vai muito além dos limites do município. Além de ser o maior, mais tradicional e mais relevante hospital da cidade, a instituição é referência para Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, atendendo diretamente uma população superior a 400 mil pessoas. Um papel regional estratégico que torna ainda mais relevante qualquer política pública voltada à sua sustentabilidade.
A presença da TABELA SUS PAULISTA na Santa Casa de Araras representa, portanto, mais do que recursos financeiros: simboliza reconhecimento, responsabilidade compartilhada e um passo concreto na valorização de quem sustenta, diariamente, grande parte da saúde pública no interior paulista.
Santa Casa de Araras recebe placas da TABELA SUS PAULISTA
26 de janeiro de 2026
Santa Casa de Araras
Forte, avançada e humana.




