Dengue – Com nova vacina 100% nacional, Santa Casa de Araras reforça importância da prevenção

Dengue – O Ministério da Saúde assinou contrato para a aquisição das primeiras doses da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, o primeiro imunizante de dose única do mundo, com produção 100% nacional. A vacina será ofertada exclusivamente pelo SUS a partir de 2026.

O acordo prevê investimento de R$ 368 milhões para o fornecimento inicial de 3,9 milhões de doses à rede pública. Deste total, 300 mil doses já estão prontas para entrega, integrando um lote inicial de 1,3 milhão de doses destinadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam na linha de frente do SUS. A vacinação desse público deve começar no fim de janeiro de 2026.

Para a Santa Casa de Araras, a chegada desse imunizante representa um avanço estratégico no enfrentamento da dengue. A instituição ressalta a importância da adesão da população à vacinação, lembrando que a imunização é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir casos graves, internações e óbitos provocados pela doença.

Por ser aplicada em dose única, a nova vacina facilita a adesão e amplia a proteção em menos tempo. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, teve registro concedido pela Anvisa em 8 de dezembro e será inicialmente avaliado em municípios-piloto, como Botucatu (SP) e Maranguape (CE), com possibilidade de inclusão de Nova Lima (MG).

A produção deve ganhar escala nos próximos anos por meio de uma parceria entre Brasil e China, que pode ampliar a fabricação em até 30 vezes, garantindo a expansão gradual da vacinação para diferentes faixas etárias. Em 2025, o Brasil já registrou queda de 75% nos casos prováveis de dengue e de 72% nos óbitos, reforçando a importância de manter e ampliar as estratégias de prevenção e imunização.

Marcella Mota
Fonte: Ministério da Saúde

06 de janeiro de 2026

Santa Casa de Araras

Forte, Avançada e Humana

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn