Quase mil cirurgias são feitas na Santa Casa de Araras a pacientes SUS no 1º quadrimestre de 2025

Quase mil cirurgias – A Santa Casa de Araras realizou quase mil cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nos quatro primeiros meses de 2025. A informação é da direção da instituição, que divulgou também o número de internações registradas de 1º de janeiro a 30 de abril: 2064.

De acordo com os números divulgados, essas internações demandaram 969 procedimentos cirúrgicos variados. Somente cirurgia geral foram 294 ocorrências.

Já em segundo lugar em número estão as cesáreas (169), seguidas de cirurgias ortopédicas (143).

Outros 132 procedimentos registrados de janeiro a abril englobam colocação de marcapassos, realização de cateterismos, angioplastias, estudos eletrofisiológicos e cirurgias cardíacas propriamente ditas.

Casos urológicos que exigiram cirurgias foram 76 e, também de janeiro a abril, foram realizadas 40 cirurgias oncológicas.

Por fim, o hospital registrou a realização de 20 cirurgias vasculares (de modo geral nesse tipo de cirurgia as mais comuns são aquelas que tratam condições como varizes, obstruções arteriais e aneurismas. Exemplos incluem a flebectomia, que é retirada de veias dilatadas).

Também no primeiro quadrimestre a Santa Casa de Araras realizou um total de 104 partos naturais (partos normais).

As cirurgias foram executadas numa das estruturas mais modernas do interior paulista, o Centro Cirúrgico Miriam e Narciso Ometto, inaugurado em agosto do ano passado, e que foi construído por meio de doação integral do instituto que leva o mesmo nome, criado pela família.

O local conta com 7 salas de cirurgia, preparadas especificamente para procedimentos de pequeno, médio e grande porte, além de dependências confortáveis, funcionais e seguras para fases como pré e pós operatório, entre outras comodidades.

Vale ressaltar que a Santa Casa de Araras é um hospital referência SUS para a cidade e também para os municípios vizinhos de Leme, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Pirassununga e seu Pronto-Socorro também é referenciado, recebendo atualmente casos encaminhados por outros equipamentos de saúde.

Para o provedor da instituição, Eduardo de Moraes, os números reafirmam a relevância da Santa Casa de Araras e o fiel cumprimento da missão do hospital que é prestar serviços de saúde de excelência constituindo um importantíssimo pilar do atendimento via SUS em Araras e região. “A Santa Casa é um equipamento de saúde vital para essa parte do estado de São Paulo, e dela dependem mais de 350 mil pessoas considerando-se toda a área de referência SUS. Nossa responsabilidade é do tamanho do nosso desafio”, diz ele. “Esses números não seriam possíveis sem a total dedicação dos nossos médicos e das equipes de enfermagem, aos quais agradecemos imensamente”, acrescenta o provedor.

Ajuda bem-vinda

A Santa Casa de Araras, como praticamente todos os hospitais filantrópicos do Brasil, atravessa grandes dificuldades, especialmente devido à defasagem da TABELA SUS, sem reajuste há mais de 20 anos.

Em várias localidades, a sociedade civil tem se mobilizado para ajudar as santas casas. Quem quiser contribuir com a Santa Casa de Araras, que é um patrimônio de todos, pode fazer suas doações de qualquer valor de duas formas:

Depósitos ou transferências bancárias para a Caixa Econômica Federal, Agência 4281 – Op. 1282 Conta Corrente 577218257-5. Ou transferências via PIX para a chave CNPJ 44.215.341/0001-50. Vale ressaltar que estes são os únicos canais para doação.

Confira os números de cirurgias realizadas de janeiro a abril de 2025 na Santa Casa:

Cirurgia Geral – 294

Cesáreas – 169

Cirurgias Ortopédicas – 143

Marcapassos, cateterismos, angioplastias, estudos eletrofisiológicos e cirurgias cardíacas – 132

Cirurgias Urológicas – 76

Cirurgias Oncológicas – 40

Cirurgias Vasculares – 20

TOTAL DE CIRURGIAS: 969

(Além de Partos normais – 104)

27 de maio de 2025

Santa Casa de Araras

Forte, Avançada e Humana

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn