Novembro Azul – Mais de um terço da população masculina brasileira está fora dos cadastros do SUS, alerta Ministério da Saúde

Novembro Azul – Os homens procuram menos os serviços de saúde pública no Brasil e neste mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, números do Ministério da Saúde dão a dimensão desse quadro preocupante em relação aos cuidados com a saúde masculina. E a Santa Casa de Araras reforça o alerta para esses dados.

De acordo com o Ministério, quase 34% dos homens brasileiros entre 20 e 59 anos não estão cadastrados nos serviços da atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), representando menos uso de serviços e menos ações preventivas e de promoção à saúde, em comparação às mulheres. Em 2022, apenas 28% dos atendimentos individuais na atenção primária foram de usuários do sexo masculino nessa faixa etária.

O cuidado integral envolve acompanhamento de rotina, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, promoção de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde mental e prevenção de agravos, como câncer. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.

O Ministério da Saúde recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para garantir o diagnóstico precoce. Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).

Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mudanças de hábitos como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade ajudam a reduzir os fatores de risco. As orientações também são centrais na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que lista acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes como eixos de ação para o desenvolvimento do cuidado com a saúde.

O rastreamento do câncer de próstata não é indicado para pessoas assintomáticas, no entanto, se o homem tem histórico de câncer na família ou fatores de risco, o rastreamento pode ser indicado por um médico. É fundamental que os homens tenham acompanhamento de rotina ao longo da vida para prevenção. Todas as informações são do Ministério da Saúde

09 de novembro de 2023

Santa Casa de Araras

Forte, Avançada, Humana

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn