Santa Casa – laboratório reinaugurado após reforma amplia capacidade de exames

O laboratório de análises clínicas da Santa Casa foi reinaugurado nesta semana, após completa reforma, trabalho que durou aproximadamente oito meses e além das melhorias físicas, envolve também a instalação de equipamentos de ponta.

A solenidade de entrega oficial foi na segunda-feira, dia 30, com presença de autoridades, diretoria da Irmandade de Misericórdia, funcionários e parceiros operacionais.

As obras beneficiam milhares de cidadãos, tanto de Araras, quanto da região – Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, área para a qual a Santa Casa é referência SUS (Sistema Único de Saúde). Só no ano passado, o laboratório realizou mais de 475 mil exames e, agora, renovado, amplia drasticamente essa capacidade.

“É um orgulho imenso para nós entregarmos essa reforma tão ampla. Um conforto para nossos pacientes SUS, de convênio e também particulares. Agradecemos imensamente nossa diretoria da Irmandade de Misericórdia pelo apoio para conduzirmos esse trabalho”, disse o provedor da Santa Casa, Eduardo de Moraes.

O empresário Hildebrando Xavier de Sousa, gestor voluntário da Santa Casa, foi outro que se entusiasmou ao falar dessa obra. “Uma modernização sem precedentes, que traz mais conforto, agilidade, eficiência e precisão ao trabalho, além de melhores condições para os profissionais. Estamos muito orgulhosos”, afirmou.

Parceiro nessa iniciativa, o empresário Marcelo Brunelli, proprietário da rede de laboratórios LabVitta, e que vai operar o novo laboratório da Santa Casa, afirmou que as melhorias colocam o local entre os melhores da região. “Recebemos dos senhores Xavier e Eduardo a missão de trazer conforto e eficiência para este local. Assim fizemos e agora os serviços aos pacientes serão prestados com altíssima qualidade”, disse ele.

Maior, mais completo

De acordo com a administração da Santa Casa, as áreas de recepção e coleta de material para exames foram duplicadas. O número de boxes de coleta, por exemplo, mais do que dobrou, saltando de 3 para 7.

O laboratório, que fica na rua Coronel André Ulson Jr., 240, ao lado da Santa Casa, ganhou novas salas para coleta infantil, coletas especiais, brinquedoteca e novos sanitários. Antes, eram dois e agora são cinco, no total.

A sala de espera também teve a área ampliada, antes acomodando 20 pacientes sentados e, agora, capaz de acomodar 70 pacientes sentados. Redes elétrica, de conectividade e hidráulica também foram completamente renovadas. Dispositivos de acessibilidade também foram instalados, tais como rampa de acesso e barras de segurança.

Novos equipamentos para exames

Além das melhorias físicas, o parque tecnológico foi totalmente renovado. Todos os equipamentos foram trocados, aumentando a capacidade de realização de exames. Hematologia, por exemplo – o novo equipamento realiza 200 exames por hora. Antes, a capacidade era de no máximo 60/hora.

Exames bioquímicos também ganharam mais produtividade, uma vez que o equipamento anterior realizava até 200 exames/hora e o atual chega a 800 exames/hora. Novas gasometrias também têm maior capacidade de testes por hora, com amostras menores de sangue.

O laboratório agora tem todos os equipamentos informatizados, com interfaceamento e código de barras, assinaturas digitais e laudos disponibilizados via internet, com agilidade e segurança.

2 de junho de 2022

Santa Casa de Araras

Forte, Avançada e Humana.

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn