Doação de Sangue: Hematologista fala da importância do Junho Vermelho

Acontece nesse mês de Junho, uma campanha em todo o país que visa conscientizar a todos da importância de doar sangue. Denominada Junho Vermelho, a campanha dedica o mês de Junho para esclarecer dúvidas sobre esse gesto de grande importância, a fim de incentivar o espírito de solidariedade e mobilizar um número maior de voluntários.

A Drª. Ana Laura Martines Biaggio, especialista em Hematologia e Hemoterapia da Santa Casa de Araras, falou sobre a campanha Junho Vermelho, criada em 2015 pelo Ministério da Saúde. “É preciso conscientizar a população de que a doação é um ato de amor ao próximo e uma atitude que pode salvar até quatro vidas”, comenta a médica.

Foto: Drª. Ana Laura Martines Biaggio, especialista em Hematologia e Hemoterapia da Santa Casa de Araras | Ass.de Comunicação e Marketing da Santa Casa

No mês de Junho, é também celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o que fortalece ainda mais a campanha, e a Drª Ana Laura falou da necessidade da campanha ser reforçada durante este mês.

“Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue fiquem desfalcados devido as doenças sazonais que ocorrem nessa época, como as síndromes gripais, que são as mais comuns. Por conta da pandemia do coronavírus esse desfalque tem sido ainda maior e por isso é tão importante conscientizar e incentivar as pessoas a doarem sangue nessa época, devido ao baixo estoque em que os hemocentros se encontram”, explica.

De acordo com a hematologista, a doação de sangue é um procedimento seguro e que dura cerca de 40 minutos. “Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue, e em cada doação é retirada cerca de 400 ml de sangue do doador. Não é preciso fazer a reposição, pois nosso próprio organismo repõe esse volume em 24 horas e o procedimento é realizado oferecendo toda a segurança necessária ao doador”, diz.

Para a hematologista, é essencial falarmos a respeito desse gesto e do quanto ele é necessário. “Aqui, por exemplo, temos acidentes, cirurgias de grande porte e várias outras situações onde é necessária uma reposição de bolsa de sangue. Então, um simples gesto, que leva apenas 40 minutos do seu dia pode salvar quatro vidas. Por isso devemos conscientizar e incentivar a todos a se informarem sobre as campanhas que ocorrem na cidade e a doarem sangue”, finaliza.

A Santa Casa de Araras dedicará esse mês ao Junho Vermelho, abordando o tema em seus canais oficiais para esclarecer dúvidas e incentivar a doação de sangue. Participe e informe-se.

Doação de sangue em Araras

De acordo com a Prefeitura de Araras, a 3ª Campanha de doação de sangue de 2021 acontece neste sábado (5 de junho). A coleta será realizada na Ete Prof. Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, Jardim Cândida, das 9h às 12h. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Araras
Jornalista Responsável: Camila Heloíse F. Lima – Mtb: 58.129/SP

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn