Conheça a Central de Processamento de Roupas da Santa Casa de Araras

Diariamente, cerca de 1.500 quilos de roupas passam pelo processo de higienização

A Central de Processamento de Roupas da Santa Casa de Araras, módulo que pertence à Zeladoria da Santa Casa, é a unidade responsável pelo processo que vai desde a lavagem ao armazenamento e distribuição do enxoval utilizado nos leitos e dos uniformes privativos hospitalares utilizados pelos profissionais que atendem os pacientes. São 25 funcionários divididos em dois turnos para a realização de todo o processo que acontece nos bastidores e que é fundamental para o bom funcionamento dos trabalhos na Santa Casa.

A Central, comandada pela gerente de Hotelaria Bruna Regina Barboza Tofolo, tem como responsável no local a colaboradora Luzia Monteiro de Moraes Silva, funcionária da Santa Casa há 16 anos. “Nosso trabalho é feito com muito amor e cuidado. Garantimos a higienização das roupas e realizamos o reparo na área de costura de qualquer dano que possa ter ocorrido”, conta.

De acordo com Luzia, diariamente, cerca de 1.500 quilos de roupas passam pelo processo de higienização, e apesar de sofrer com as mudanças necessárias por conta da pandemia do coronavírus, a colaboradora conta que a equipe rapidamente se adaptou. “Sempre tivemos protocolos para o cuidado com as peças e com a pandemia, o que mudou muito foi em termos de quantidade. Já em relação aos cuidados, os profissionais da Central já são preparados para lidar com situações assim, então as roupas relacionadas à Covid-19 vêm embaladas separadamente e o procedimento é feito com protocolo específico, o que garante que o funcionário não tenha contato com aquela peça. Tudo é feito com muito cuidado”, explica.

Entenda o processo

O processo é realizado após a coleta das peças usadas, que são então separadas por grupos divididos entre: leve, pesada ou super pesada, levando em conta sua sujidade. Após a separação é feita a lavagem utilizando produtos de limpeza específicos para as necessidades do Hospital. Terminado esse processo, que leva de uma à 1h50 de duração, a roupa é retirada na área limpa e encaminhada para a calandra (máquina para secar e passar as peças). Por fim, as funcionárias dobram as peças e guardam no setor de armazenamento. “Trabalho aqui primeiramente porque eu gosto muito. A responsabilidade é enorme, mas, como sempre falo para a equipe, apesar das dificuldades do momento, vamos sempre trabalhar com carinho e amor, pois tudo o que a gente faz aqui é sabendo que a hora em que estiver pronto, é lá no paciente que chegará. É para garantir o melhor para o paciente. E mesmo que a pessoa não esteja bem, pois está no hospital, ela estará sendo bem cuidada, em uma cama bem arrumada com enxoval limpo e bem passado para garantir o mínimo de bem-estar a ele. Assim, paciente poderá ter a certeza de que aquelas peças passaram por um processo cuidadoso de higienização”, finaliza.  

A colaboradora explicou ainda que o trabalho é acompanhado de perto pela superior responsável e que a equipe da Santa Casa está sempre atenta às necessidades do setor, trabalhando para que os resultados sejam os melhores.

Por Assessoria de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Araras
Jornalista Responsável: Camila Heloíse F. Lima – Mtb: 58.129/SP

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